A lei determina 800 horas anuais, distribuídas por 200 dias ao longo do ano.
O ano passa tão rápido que a gente nem percebe, mas agora que chegou ao final, vem a pergunta: quantos dias de aula será que meu filho teve?
Se a escola que ele estuda anda de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a resposta é 200 dias, no mínimo. A lei determina uma carga horária anual mínima de 800 horas, a serem distribuídas durante esses dias, o que resulta em, pelo menos, quatro horas diárias de trabalho escolar.
A LDB é a mesma para escolas públicas e particulares e, no caso de descumprimento, deve ser realizada uma denúncia ao Ministério Público, que tem função de fiscalização.
Fonte: Site Educar para Crescer
Obs: Conforme calendário homologado pela Secretaria da Educação de Piracicaba, a Escola Aquarela cumpriu 220 dias letivos em 2012.
Endereços
Aquarela XV - 3402-5528 / 3434-0328
Aquarela São João - 3422-1234 / 3422-7880
Aquarela São João - 3422-1234 / 3422-7880
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Férias !!! O que fazer ???
Qual a melhor forma para os filhos aproveitarem a pausa com atividades variadas, muito descanso e sem exagerar no uso do videogame e do computador.
Não encher a criança de compromisso, mas também mantê-la ocupada é o segredo.
Férias. Para as crianças, é um dos períodos de descanso do ano. Agora é esquecer um pouco a escola e só pegar em cadernos daqui a um mês. Essa mamata toda, porém, assusta um pouco os pais. O que fazer com os pimpolhos em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. Só é preciso um pouco de dedicação, isto é, nada de largar a tarefa para o playground do prédio e os fiéis companheiros eletrônicos - videogame, TV e computador.
"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente desorientada", aconselha a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem corresponsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação.
Fonte: Site Educar para Crescer
Pontos positivos do uniforme escolar.
Imagine se, todos os dias, os pais tivessem que se preocupar em escolher uma roupa especial e diferente para o filho vestir e ir à escola? É por esse e outros motivos que, na maioria das instituições, o uniforme é obrigatório. Seu uso é um item que proporciona grande praticidade e economia para os pais. Basta imaginar quantas peças são poupadas do desgaste do dia a dia das atividades escolares. Ainda mais quando os filhos são pequenos e costumam brincar no chão, na areia, no parque etc.
Estes são apenas alguns dos pontos positivos que o uso do uniforme escolar traz, além deles temos:
- segurança e identificação: todos podem identificar quem pertence ou não à instituição;
- igualdade: desestimula as possíveis disputas por “status” e consumismo, além de evitar violências psicológicas mais sérias, como o “bullying”;
- referência: o uniforme traz o sentimento de pertencimento a uma coletividade, pois indica que o indivíduo faz parte de determinado grupo;
- respeito: sugere disciplina e respeito às regras, qualidades imprescindíveis na vida em sociedade;
- foco no aprendizado: sem se dispersar observando, por exemplo, a roupa do colega, o aluno mantém sua atenção na aula;
Assinar:
Postagens (Atom)