Quanto maior o contato da criança com situações comunicativas e expressivas, melhor o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas.
Algumas atividades desenvolvem muito determinadas áreas do conhecimento, mas, geralmente, a mesma atividade desencadeia o desenvolvimento de várias áreas do saber do ser humano. Por isso, é desnecessário rotulá-las como pertencentes à leitura, à fala, à escrita ou à audição. Histórias, poesias, dramatizações e as várias ocasiões que incentivam discussões, trocas de ideias e o uso grupal de equipamentos são momentos privilegiados de comunicação oral, o que desencadeia a organização do pensamento, a sequência cronológica dos fatos, a vivência grupal e o desenvolvimento da descoberta das preferências individuais – parte fundamental do desenvolvimento da personalidade. Mesmo nas atividades especificamente direcionadas à determinada área do conhecimento, seja Geografia, Matemática, ou qualquer outra, a linguagem se desenvolve e é imprescindível na formação da criança.
Após observar e considerar as características relativas às preferências, ao desenvolvimento e às experiências anteriores, predominantes em cada grupo de crianças, cabe ao professor selecionar e adaptar as atividades mais apropriadas e viáveis para as crianças, respeitando e incentivando sempre as suas escolhas e decisões. A maturidade delas é constatada e desenvolvida pelas escolhas feitas em relação a histórias, poesias, livros e materiais para o brinquedo dramático.
Alguns autores afirmam que as crianças oriundas de ambientes mais pobres têm maior necessidade de atividades de desenvolvimento da linguagem. Todavia, a vivência nos assegura que a linguagem está presente em praticamente tudo que fazemos e que todas as crianças beneficiam-se, espetacularmente, do uso que fazemos da linguagem na escola, notadamente pela sua íntima participação no desenvolvimento do pensamento.
Quanto maior o contato da criança com situações comunicativas e expressivas, melhor o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas. Dessa forma, a Educação Infantil deve ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante.
A utilização da linguagem oral na Educação Infantil deverá promover nas crianças, entre outras, as seguintes capacidades:
- Participar de situações de fala e escuta de outras pessoas, narrar fatos e experiências do seu dia-a-dia, manifestando suas ideias e sentimentos, questionando e respondendo.
- Expor ideias, fazer perguntas, fazer exposições orais, reproduzir e recontar textos e histórias.
(Fonte: Paula Tibúrcio – Site Tecnologia e Treinamento)
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