Endereços

Aquarela XV - 3402-5528 / 3434-0328
Aquarela São João - 3422-1234 / 3422-7880

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alfabetização: como os pais podem ajudar os filhos

Os adultos podem ser um estímulo e tanto para a criança se encantar pelo universo da leitura e da escrita.
Se método, sistematização e treinamento são do âmbito escolar, o que os pais podem fazer para ajudar os filhos no processo de alfabetização? Muito. O meio em que se vive conta demais. “Uma criança mergulhada em um ambiente onde as situações de leitura são muitas vai ter mais interesse e, provavelmente, alfabetizar-se com mais facilidade”, diz a educadora Maria Betânia Ferreira. O papel da família é esse: oferecer opções e fazer desse momento puro prazer.
Os livros, claro, são um começo inesquecível. Desde os voltados para os bebês, até os com frases maiores e histórias. Mas há disponíveis, também, diversas boas opções que têm o alfabeto e a possibilidade de brincar com as palavras como tema. Isso também é alfabetização, sabia?
Como o professor pode — e deve — ir além das cartilhas e dos livros didáticos, os pais também têm um leque enorme de opções para incentivar a criança nesse momento tão importante. Na hora de ler, vá passando o dedo (o seu e o dela) nas palavras. Mas pode ir além, como ler jornais, revistas, fazer bilhetes, lista de supermercado. “Nada de transformar a casa em filial de sala de aula. Não se trata de brincar de criar geniozinhos, mas de dar as melhores condições para essa conquista”, diz Maria Betânia Ferreira.
Confira outras dicas:
- Leia em voz alta! Depois, peça para seu filho ler também.
- Peça ajuda para escrever a lista do supermercado. Vai demorar mais, mas ele vai adorar.
- Escreva bilhetes, espalhe pela casa, coloque na mochila.
- Na hora de dar um presente, invente uma caça ao tesouro, colocando palavras-chave que ele já conheça.
- Faça isso tudo ser muito divertido. Porque realmente é.
Fonte: Site RevistaCrescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário